Correio Popular Notícia


SAÚDE
Dia Mundial do Diabetes reforça importância da prevenção

Data da notícia: 15/11/2012
Foto:

(Da Redação) O mundo inteiro se mobilizou nesta quarta-feira (14) para lembrar o Dia Mundial do Diabetes. A Organização Mundial de Saúde, por meio de sua entidade vinculada - Federação Internacional de Diabetes (IDF), reforçou a importância de informar à população sobre os cuidados necessários para prevenir e controlar a doença. O tema da campanha deste ano é ?Diabetes: Proteja nosso futuro?. O círculo da imagem simboliza a vida e a saúde e a cor azul representa o céu unindo todos os países.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121115-121.jpg[/IMG] Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, a prevalência de diabetes no Brasil é de 5,6% da população adulta (6% das mulheres e 5,2% dos homens). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que pela primeira vez o país reduziu o número de internações por diabetes. ?Isso tem uma associação direta com a ampliação de medicamentos gratuitos pelo programa Saúde Não tem Preço que beneficiou mais de quatro milhões de pessoas com diabetes. Quando a população tem acesso a medicamentos com uma doença crônica como essa, é possível reduzir internações e também reduzir a mortalidade?, enfatizou.

CUIDADOS - Para auxiliar no autocuidado das pessoas com diabetes, o Ministério da Saúde lançou um site com informações sobre os cuidados necessários para controlar a doença. Os usuários podem deixar depoimentos contando a sua história através do site: http://autocuidado.saude.gov.br/.
O diabetes é o aumento do nível de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização da glicose pelas células depende da presença de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes.
Se a pessoa sentir os sintomas da doença, como urinar excessivamente (é comum acordar à noite várias vezes para urinar), aumento da sede e do apetite, perda de peso, visão embaçada e turva e infecções frequentes, principalmente na pele, ela deve procurar uma Unidade Básica da Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar os exames e detectar a doença. Com informações da Assessoria do Ministério da Saúde.

Fonte:






Noticia vista 1501 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.